Iniciamos, em Outubro de 2013 a nossa participação no OPTICIAN2020 um projeto a nível europeu, que terá a duração de três anos e é o nosso 2º projeto internacional.
OPTICIAN2020 é um projeto que visa produzir, de forma flexível e por encomenda, óculos personalizados por agrupamentos de produção óptica. É um projeto de 3 anos co-financiado pela Comissão Europeia dentro do Factories of the Future initiative of the 7th Framework Programme.
O projeto aborda a necessidade de novas tecnologias de manufatura para a produção local de óculos personalizados. Para uma variedade alargada de produtos, o uso de tecnologias inovadoras de produção avançada permite a personalização total, que fornece aos consumidores finais uma experiênica de valor acrescentado. Estas estratégias de personalização permitem aos produtores e marketeers oferecer produtos que cumprem totalmente as especificações do consumidor final e que satisfazem os desejos e necessidades de uma determinada pessoa. Os óculos são artigos de moda que combinam a prescrição médica, performance funcional e o requisitos estéticos. O paradigma da indústria oftálmica 2020 será o de que óculos completamente personalizados sejam produzidos em ópticas locais com base na prescrição refractiva, os dados anatómicos do consumidor e as suas preferência de estilo.
O projeto OPTICIAN2020 constroi-se com base nos resultados do projeto Made4U (no qual também participámos) concluido com sucesso em julho de 2012. Neste projeto, vários modelos de negócio foram investigados em conjunto com o desenvolvimento da tecnologia de mapeamento do rosto, de soluções de design e de tecnologias de manufatura adequadas para a produção de óculos fabricados com polímeros até um estágio pré-competitivo.
O projeto OPTICIAN2020 irá desenvolver tecnologias e os processos necessários para demonstrar que o negócio dos óculos personalizáveis pode ser elegante e, ao mesmo tempo, sustentável e lucrativo numa indústria de proximidade. Liderado pela Fundación Privada Ascamm (Barcelona, Espanha) o consórcio de participantes neste projeto é formado por 10 parceiros de 6 países europeus (Espanha, Suíça, Reino Unido, Eslovénia, Bélgica e Portugal) que de uma forma equilibrada conjuga empresas de larga, média e pequena escala com centros tecnológicos. Este consórcio reune um potencial de perícia, design personalizado, engenharia de produção, tecnologias de produção e interações antropométricas e ergonómicas homem-produto unidas pela indústria dos cuidados visuais.