exposicao-solar-optica-pita

Exposição solar visual

A exposição solar e aos raios ultravioleta é tão prejudicial para os olhos como para a pele. O uso de óculos de sol com proteção solar adequada funciona para os olhos como o creme de proteção solar para a pele. Recomendamos o uso de óculos de sol com proteção solar adequada quando há exposição solar.

Os óculos de sol não devem ser usados apenas na praia. Devem ser usados sempre que os índices de ultravioleta forem altos o que acontece até em dias nublados.

Os óculos com proteção solar adequada são só aqueles que têm proteção ultravioleta e não todos os que têm lentes escuras. Certifique-se que os óculos de sol têm essa proteção porque de outra forma ao colocar uma lente escura a sua pupila dilata e a entrada de luz solar nos seus olhos é aumentada e muito prejudicial. É melhor não usar nenhuns óculos do que colocar uns que não tenham filtro ultravioleta porque a longo prazo podem causar sérios problemas visuais.

A proteção contra os raios U.V. retarda e previne vários problemas visuais como as cataratas e muitos outros.

  • “Efeitos nos olhos, os efeitos provocados pela radiação UV incluem fotoquera-titis e fotoconjutivite (inflamação da córnea e conjuntiva, respectivamente). Estes efeitos são reversíveis, e são facilmente evitados através da proteção com óculos e não estão associados a danos a longo prazo”
  • “…Os grupos vulneráveis, as crianças e adolescentes são particularmente vulneráveis aos efeitos nocivos da radiação UV” in Fact sheet No305, Dez.2009, “Ultraviolet radiation and human health” in Fact sheet No305, Dez.2009, “Ultraviolet radiation and human health” of WHO, World Health Organization.
  • “Pequenas quantidades de UV são essenciais para a produção de vitamina D em pessoas, ainda exposição excessiva pode resultar em efeitos agudos e crónicos de saúde sobre a pele, olhos e sistema imunológico” in “Ultraviolet radiation and the INTERSUN Programme”, of WHO, World Health Organization.

Os danos visuais provocados pelos raios UV vão-se acumulando com o tempo.

Geralmente não sentimos os raios Ultra-Violeta (UV), e a natureza não nos avisa que estamos a sofrer um dano. Apesar das nuvens reduzirem o nível de UV que atingem os nossos olhos, não conseguem bloquear os raios UV completamente, o que significa que os nossos olhos estão expostos aos raios UV, mesmo em dias de nevoeiro. [via http://pt.oakley.com/innovation/optical-superiority/uv-protection]

Existem três tipos de luz ultravioleta (UV):

  1. UVA – são os raios de mais baixa energia mas penetram mais profundamente que os UVB.
  2. UVB – são raios de alta energia e são os mais nocivos para os olhos.
  3. UVC – são a forma de energia mais potente de todas.

A maioria das pessoas necessita de um maior conforto visual em todas as condições de luminosidade. As condições de luminosidade variam consoante o tipo de exposição. Para diferentes tipos de actividades há diferentes tipos de protecção UV recomendada.

 

Recomendações:

  • escolha uma protecção dos raios UV adequada à sua actividade profissional (escritório, computadores) e de lazer (desporto, actividades de ar livre, náuticas) e respectivas condições de luminosidade;
  • utilize óculos com lentes oftálmicas e lentes de contacto que permitam um bloqueio de 100% dos raios UV.

Devemos praticar desporto com boa visão e proteção solar adequada.

Existem no mercado diversas soluções de proteção solar adaptadas às diversas práticas desportivas. Visite uma das nossas lojas e descubra as soluções adequadas ao seu desporto de eleição.

 

Conselhos Úteis

  • Evite a exposição solar entre as 12 e as 16 horas;
  • Esteja atento aos avisos de elevado índice de ultravioleta;
  • Use exclusivamente óculos de sol com proteção ultravioleta;
  • Prefira armações resistentes a quedas;
  • Realize exames de rastreio e prevenção periodicamente.

Aproveite o sol em pleno cuidando dos seus olhos!